10 semanas

Posso estar errada pela falta de conhecimento, mas na minha opinião 10 semanas de  gestação é um marco. O embrião é promovido a feto, ele está com os orgãos formados, desenvolvidos e funcionando e agora vai começar a desenvolver e crescer! Comemorei por saber que meu bebe já está do tamanho de um morango.

“Nas próximas três semanas, seu bebê vai mais que dobrar de tamanho. Já engole o líquido amniótico e dá chutes, e todos os principais órgãos do corpo dele estão totalmente formados. Detalhes também começam a aparecer, como as unhas e um cabelinho bem curto e fino. 

Os órgãos sexuais externos estão se definindo, e daqui a algumas semanas já vai dar para ver numa ultrassonografia se você está esperando um menino ou uma menina.”

Esta semana deitada conseguimos apalpando minha barriga sentir meu útero bem redondinho, está um pouco para a direita abaixo do umbigo. A pesar de ainda não sentir o bebê, para mim é uma emoção começar a sentir seu “ninho”. O que mais está pegando são os hormônios. Muito sensível, muito apegada a meu marido e meus pais, carente…

Aparentemente a temporada de enjoos passou. O que está voltando é a queimação. Está bem frequente quando demoro para comer mais de 2 a 3 horas ou depois que como. Reparei que carne nem me dado azia… e bacon tem me enjoado… justo eu que amo os 2! Desde o início da gestação já emagreci 5,5kg., e agora estou tomando várias vitaminas. Matherna, ômega 3, Magnésio, além do remédio da diabetes, insulina e xarope pra essa tosse chata que estou a 1 semana. Não vejo a hora de estar com um baita barrigão!

Ando tendo bastante sono, mas dificuldade para dormir. Durante o dia a dificuldade é que não consigo desligar dos afazeres. De noite é sonho, banheiro, tosse, barulhos da rua…

Outra coisa que está tirando meu sono é o ultra som que farei semana que vem, que é o famoso “translucência nucal”. Li um bocado a respeito e assisti alguns vídeos no youtube… confesso que estou aflita com esse exame. Quero fazer logo para passar essa sensação ruim.

O que é translucência nucal?

A Translucência Nucal é medida durante a ultra-sonografia realizada entre a 11a e 13a semana gestacional. A ultra-sonografia geralmente é abdominal, mas se a medida não for possível, pode ser necessária a realização da ultra-sonografia transvaginal.  Se houver um acúmulo excessivo de líquido na região da nuca do feto, aumenta o risco do bebê ter uma alteração cromossômica, mal-formações ou alguma síndrome genética.

Na próxima semana volto com as novidades sobre o exame!🙂

Leave a Reply

