cabelos, pelos e unhas incontroláveis!

Estetica_para_gestantes_1Na gestação eu esperava algumas mudanças, linha nigra, cabelos e unhas crescendo mais e esperava ganhar alguns quilos. Até o momento meu cabelo está bem mais forte, brilhante e com uma textura linda, não perdi nenhum fio, aliás, cai menos agora do que antes de engravidar. Minhas unhas realmente estão crescendo mais e mais fortes, minha pele está mais corada e ainda não tive muito problema com espinhas e tal, linha nigra ainda não apareceu, mas o crescimento dos pelos tem me encomodado. Haja depilação!!!

Matéria do baby center sobre tudo isso:

———————- X ———————- X ———————-

É verdade que o cabelo cresce mais?

É provável que seu cabelo fique mais volumoso durante a gravidez. Mas a explicação para isso não é só que o cabelo esteja crescendo mais rápido. Nem os fios ficam mais grossos. O principal fator é que a perda natural de cabelo diminui, na maioria dos casos, quando a mulher está grávida.

Com algumas grávidas, no entanto, ocorre exatamente o contrário, e o cabelo começa a cair.

Ao longo da sua vida, em situações normais, entre 85 e 95 do seu cabelo está crescendo, enquanto o resto fica numa “fase de repouso”. Depois dessa fase de repouso, o cabelo cai (por exemplo quando você está escovando ou lavando o cabelo), e um novo fio nasce no lugar. Em média, a mulher perde 100 fios por dia.

Na gravidez, crescem os níveis do hormônio estrogênio, o que prolonga a fase de crescimento dos fios. Assim, o cabelo cai menos, e as mechas ficam mais volumosas. Algumas mulheres também notam que os cabelos ficam mais brilhantes na gravidez, ou que mudam de jeito (ficam mais lisos ou mais crespos).

Assim como sua pele, o cabelo pode ficar mais seco ou mais oleoso. Não há regra — com cada mulher acontece uma coisa, e mais, acontecem coisas diferentes com a mesma mulher: no primeiro filho o cabelo pode ter ficado superoleoso, e no segundo, ficou ressecado.

É possível também que seu cabelo nem mude tanto assim. As modificações no cabelo durante a gravidez ficam mais visíveis em mulheres de cabelo comprido.

E, depois que o bebê nasce, é muito frequente que o cabelo da mulher caia bastante.

Parece que estou mais peluda. É só impressão?

Não, não deve ser só impressão. Para muitas mulheres, os pelos crescem mais rápido durante a gravidez, imagina-se que por causa do aumento dos hormônios andrógenos (masculinos). Isso é normal na gestação, embora desagradável.

Para se livrar dos pelos, você pode fazer depilação com cera quente ou fria, raspar com lâmina ou usar aparelhos que arrancam os pelos. Evite usar cremes depilatórios e preparados químicos para clarear os pelos, porque essas substâncias podem ser absorvidas pela corrente sanguínea e entrar em contato como bebê em formação.

Procedimentos de depilação definitiva, como os com laser ou eletrólise, são em princípio seguros, mas não são aconselháveis durante a gestação, porque a mudança hormonal pode provocar o escurecimento da pele no local das aplicações. Outras técnicas, que envolvem a inserção de produtos químicos no local onde o pelo crescia, não são aconselhadas.

Um alerta: pode ser que você perceba que a depilação dói muito mais (ou muito menos) agora que você está grávida. A sensibilidade da pele muda — como já mudava durante o ciclo menstrual. Há mulheres que preferem fazer depilação com cera em determinada fase do ciclo, pois percebem que sentem menos desconforto.

De qualquer modo, é bom saber que o excesso de pelos deve ir embora cerca de três a seis meses depois de o bebê nascer.

Ouvi dizer que as unhas crescem mais rápido, é verdade?

Sim, é verdade, mas talvez você não sinta a diferença. Há mulheres que sentem que as unhas ficam mais fortes também, mas para outras ocorre justamente o contrário: elas ficam mais quebradiças.

São mudanças temporárias, e as unhas da mão vão voltar ao normal em até seis meses depois de o bebê nascer. As do pé podem demorar mais um pouco, até um ano.

http://brasil.babycenter.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s