exames na gestação

2405400-8844-recSe tem algo que toda gestante espera anciosa para fazer são os exames, garantir a formação e boa saúde do bebe e claro, sua saúde! Principalmente as mães de primeira viagem, tipo eu!

Visitando alguns sites, encontrei essa matéria legal que fala sobre os principai exames em cada etapa da gestação. Vale acompanhar e conversar com seu GO para agendá-los!

—————- X —————- X —————-

Exames iniciais para Gestantes

Assim que a gravidez é descoberta, a mulher deve procurar seu médico ginecologista.
Ele irá pedir uma bateria de exames, como um check-up, para verificar a quantas anda a saúde da futura mamãe. Para tanto, amostras de sangue, urina e fezes são colhidas. Assim, o médico irá verificar a presença ou não de doenças, como HIV, Sífilis, Hepatite B e C, Rubéola, Citomegalovírus, Toxoplasmose, Parasitose, Anemia, Diabetes, Hipo e Hipertireoidismo, alteração de plaqueta, além de infecções urinárias, que podem causar parto prematuro.

No exame de hemograma, o tipo sanguíneo também é analisado e confrontado com o do pai. Se, por exemplo, a mãe for Rh negativo e o homem Rh positivo, a mulher deverá tomar uma injeção de imunoglobina, que fará com que o corpo dela não entre em conflito com o bebê, caso ele seja Rh positivo.

Exames clínicos também estão na lista dos obrigatórios, como o Papanicolau, que detecta câncer do colo do útero e infecções. Já o ultrassom irá determinar o tempo de gravidez, a quantidade de embriões que estão sendo gerados e o batimento cardíaco. A possibilidade de o bebê ser portador da síndrome de Down é analisada até a 14ª semana, por meio do teste de Translucência nucal, feito com ultrassom. Possíveis problemas cardíacos no feto também já podem ser diagnosticados e, em geral, é solicitado para mulheres com idade acima de 40 anos.

Tudo isso é feito durante os primeiros três meses de gestação. Caso surja algo que possa comprometer a saúde do feto, o médico pode solicitar exames complementares.

Dos 4 aos 6 meses de Gestação

Esse é o período mais tranquilo no que diz respeito à visita médica e exame. Os testes são, basicamente, direcionados ao feto. A essa altura, já é possível saber com mais certeza o sexo do bebê e ter uma prévia de como serão os próximos meses. Ai, então, é feito o ultrassom morfológico, no qual o médico irá identificar a presença de anomalias cromossômicas, a qualidade do líquido amniótico e como está a formação do feto.

É nessa época que exames para detectar doenças genéticas e infecções no feto ocorrem. Para isso, uma amostra do líquido amniótico é colhido, porém somente em casos onde a suspeita é grande, já que existe risco até da perda do bebê após o procedimento. Se, no primeiro trimestre, houve possibilidade de síndrome de Down, a doença será confirmada nesses meses com exames mais específicos.

A partir do 7º mês de gestação

Na reta final da gravidez, o médico irá ver, mais detalhadamente, a evolução do feto. Com ultrassom, será possível ter detalhes dos órgãos internos do bebê, verificar seu peso e tamanho, além da quantidade de líquido amniótico e localização da placenta. Já o ultrassom com Dopplervelocimetria Colorida identifica o fluxo sanguíneo e a resistência vascular para avaliar a vitalidade da criança.

http://nadafragil.com.br/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s