ganho de peso na gestação

peso_gestanteUm erro muito comum é imaginar que as gestantes devem “comer por dois”. Na verdade, existe a necessidade aumentada de energia e alguns nutrientes, principalmente vitaminas e minerais, mas isso não significa que a mulher deve duplicar o consumo de alimentos.

Aliás, comer de forma exagerada durante esse período pode trazer riscos para a saúde da mãe e do bebê. A nutricionista Maria Fernanda Elias Llanos* conta que uma pesquisa recente, publicada em um importante periódico médico, concluiu que existe uma relação entre o ganho de peso da mãe e do filho. “O estudo mostrou que o ganho de peso excessivo durante a gravidez pode resultar em uma criança com peso aumentado ao nascer, assim como elevar o risco de obesidade na infância, adolescência ou vida adulta”.

“É importante ressaltar que essa associação também pode sofrer influência de outros fatores, como ambientais e genéticos”, esclarece a nutricionista.

Para garantir uma gestação saudável, que inclui a adoção de uma dieta equilibrada, é muito importante que haja acompanhamento profissional. O ganho de peso durante a gestação é fundamental para uma série de processos que ocorrem nesse período, incluindo o desenvolvimento do bebê, da placenta e do líquido amniótico, mas ele deve ocorrer de forma gradual e bem planejada.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as mulheres que entram na gestação com peso considerado adequado devem ganhar de 11,5 a 16 kg”, explica Maria Fernanda. “Deve-se ter o cuidado de incluir na dieta alimentos de todos os grupos, principalmente frutas, verduras, legumes, cereais integrais, lácteos, carnes e feijões”.

Além de garantir a saúde da mamãe e do bebê, o ganho de peso saudável na gravidez contribui para que a mulher atinja o peso pré-gestacional mais facilmente. Os exercícios físicos também ajudam na manutenção da saúde e do peso saudável.

Não faça modificações na sua dieta antes de conversar com seu nutricionista. Uma avaliação médica avalia se você está apto para praticar exercícios físicos.

http://www.nestle.com.br

ganhodepeso

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s