maquiagem na gestação

maquiagem-hd1Confesso que já fazia algum tempo que não usava maquiagem antes da gestação. Também não me preocupava muito com a pele. Passava protetor no rosto em dias de muito sol e olhe lá. Com a gravidez, passei a usar protetor diariamente, e acabei me adaptando bem com protetor base. Mas aí clareava a pele e ficava meio pálida, o que me incentivou a readotar o blush, rímel e batom. Acho que isso me ajudou bem nos meses de gestante, fiquei mais animada com o visual, até gastei uma graninha extra com maquiagens de qualidade. Dizem que não há contra indicação para maquiagens, mas preferi me garantir com produtos bons.

Pesquisei um pouco mais sobre uso de maquiagem na gestação e cheguei nas matérias abaixo que achei bem legal. Vale dar uma lida:

———- X ——— X ———-

Existem variadas dúvidas relacionadas com o que se pode ou não fazer durante a gestação, e uma das grandes questões relaciona-se com o uso de maquiagem.

A beleza não tem, nem deve, ficar de lado durante os meses de gravidez.

A maquiagem não é prejudicial para o bebé, pois esta não penetra na corrente sanguínea. Além de que serve como proteção para a pele do rosto e pescoço de sujidade e impurezas, ajudando também no combate às manchas de melasma, em conjunto com o protetor solar.

Não deve deixar de ter o seu momento diário para se embelezar, e realçar o brilho tão característico desta fase.

Existem algumas dicas que deve ter em mente ao comprar e usar maquiagem na gestação:

– Quando comprar deve ter sempre em atenção o tipo de pele, e as alterações que esta vai sofrendo ao longo dos meses;

– Para a zona dos olhos opte por produtos hipoalergénicos e sem perfume;

– Uma boa opção para a restante maquiagem, como a base líquida, pó e blush, são as versões minerais. Além de um “look” mais natural, estes produtos não contêm óleo mineral nem conservantes químicos, e os seus principais componentes são pós minerais.

– Não usar muita maquiagem, pois com a subida da temperatura do corpo existe mais tendência à transpiração;

– Aplique a menor quantidade possível de corretivo ou, se possível, deixe-o de parte. Este tende a acentuar as pequenas rugas, e quanto menos maquiagem utilizar na zona do olho, melhor.

– Utilize dois desmaquilhantes: um para o rosto, e outro específico para a zona dos olhos. Na escolha tenha em atenção que devem ser suaves e não adstringentes.

http://www.agravidez.com/

———- X ——— X ———-

Dentre as providências que você terá que tomar assim que souber da gravidez, inclua mais uma: passe em uma loja de cosméticos e adquira um blush, um corretivo, uma base e um batom num tom mais escuro do que você costuma usar. A esteticista Márcia Leite de Araújo, do salão Jacques Janine, de São Paulo, dá as dicas de como usar os produtos.

O blush deve ser um dos primeiros cosméticos a ser adotado pela gestante. É que no começo da gravidez são comuns os enjôos que, como consequência, deixam o rosto pálido – problema facilmente resolvido com a aplicação de um pouco dessa maquiagem.

O rosto de 50 a 70% das gestantes ganha os cloasmas gravídicos (manchas que surgem no rosto das grávidas) que tendem a desaparecer com o fim da gravidez. Como é uma predisposição genética não há como evitá-las, mas há como amenizá-las. Para começar não saia de casa sem protetor solar; ele não impede o surgimento, mas faz com que as manchas sejam menores. Além disso, conforme a especialista, é simples disfarçá-las. Aplique corretivo ou base no tom da sua pele sobre elas. Você também pode optar por um batom mais escuro, assim desvia a atenção para a boca, colocando as manchas em segundo plano.

O nariz inchado, decorrente do aumento da progesterona, hormônio essencial na manutenção da gravidez e que provoca retenção de líquidos, também é outra conseqüência do período de gestação e que certamente desagrada 10 entre 10 grávidas. Mas nada de desespero, uma simples maquiagem pode ajudar, e muito. Para afiná-lo basta aplicar corretivo em tom mais escuro que sua pele no local onde o nariz inchou. Márcia Araújo garante: “o efeito é ótimo e o truque imperceptível”.

Grávida com olheiras. Quem já não viu uma gestante assim? No entanto, você não precisa ficar deste modo. Normalmente isso ocorre porque muitas dormem mal quando o bebê se mexe à noite. Para eliminá-las, coloque compressas de algodão com soro fisiológico gelado sobre os olhos durante cinco minutos. Depois espalhe um pouco de base ou corretivo ao redor dos olhos. A partir do terceiro mês de gestação é possível fazer drenagem linfática no rosto. Conforme a especialista, “o processo pode ser repetido semanalmente até o nono mês de gravidez”.

Mas os problemas não acabam aí. Os hormônios também aumentam a oleosidade da pele e podem resultar em acnes. Para encobri-las, passe uma camada de corretivo sobre a acne e pronto, sinta-se linda novamente. Por fim, nunca caia na tentação de passar um pouco mais de maquiagem corretiva pensando em suavizar manchas, olheiras, nariz inchado ou acnes de forma mais eficaz. De acordo com Márcia, “você pode acabar destacando o problema, a maquiagem corretiva deve ser usada da forma mais discreta possível e sempre muito bem espalhada”.

Por fim, os cabelos. Estes, que naturalmente já são alvo de muitos cuidados, irão requerer atenção ainda mais especial. É que durante a gravidez eles ganham volume extra provocado pelo aumento da progesterona. A dica é dar um leve repicado nos fios.

Essa medida, além de reduzir o volume, disfarça o inchaço do rosto e vale tanto para os cabelos longos como para os curtos, mas lembre-se que na gravidez você fica emocionalmente mais instável, assim, o que lhe agrada hoje pode lhe desagradar profundamente amanhã, então não arrisque um corte bem mais curto do que usa habitualmente.

http://sualindaa.blogspot.com.br/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s