Mãe de primeira viagem

downloadSocorro! O neném nasceu, e agora?

Calma mamãe, a jornada tá só começando! Isso é um relato do que eu vivi nas primeiras semanas com o bebê.

Durante a gestação estudei bastante sobre cuidados com o bebe, acho que isso me ajudou bastante. Mas senti na pele o que dizem por aí: “quando nasce um neném, nasce uma mãe”. Assim que nasceu meu filhote ficamos alguns dias internados pois ele precisou de cuidados especiais no hospital, isso me ajudou a perder o medo de pegar o neném no colo, trocá-lo e até dar banho. Via as enfermeiras fazerem tudo isso com tanta naturalidade e sem medo de quebrar o neném, me deu confiança.para fazê-lo também!

Pode pegar, carregar, limpar e trocar o neném sem medo, ele não vai quebrar!

Minha maior dificuldade acho que foi amamentar! Tivemos dificuldade de pega, dificuldade pro leite descer, o neném tinha preguiça de puxar o leite, os seios doiam,  tinha que compketar com fórmula, no segundo mês meu leite secou e não voltou mais nem com estímulo, nem com remédio nem com simpatias. É claro que a amamentação é fundamental! A defendo no mínimo durante o primeiro ano do neném. Mas dificuldades existem e tem mãe que não consegue amamentar, isso não a faz menos mãe! Fórmulas existem porque nem sempre a biologia é perfeita!

Amamentar é uma delícia, é o alimento ideal para o bebê até 1 ano, mas se você por alguma razão não conseguir, não está falhando, acontece!

Cuidar do seu bebê é a coisa mais gostosa do mundo! Observar cada nova descoberta dele. Até o pum que o bebê solta é lindinho! Juro que não tem segredo! Precisa alimentar, limpar e amar muito que a criança vai ficar bem! Claro que tem alguns tropeços com cólicas, vómitos, pesadelinhos, noites em claro… mas lembre que sua mãe, tias, avós e até amigas já foram mães e podem te dar muitas dicas! A criança é sua, talvez algumas sugestões podem não combinar com suas convicções, você não precisa seguir tuo o que te dizem, mas vale a pena escutar para ter opções e conhecimento na hora que bater aquele desespero durante uma crise de choro do neném! As vezes você pode pedir ajuda sem medo para cuidar do neném, de você e da sua casa.

O filho é seu, mas você não precisa achar que está sozinha na missão de criá-lo! Parentes e amigos sempre estão dispostos a ajudar, mesmo que seja com conselhos!

Na primeira semana de vida o neném precisa ir ao pediatra, procure um que você se identifique, que te passe confiança. Seja nas consultas mensais ou nos telefonemas de emergência durante algum probleminha do seu filho, você precisa se sentir a vontade e confiar no profissional. A primeira pediatra que fomos desmarcou 2 vezes, o segundo pediatra nos conquistou! Super carinhoso e atencioso com o neném, estamos nele até hoje. Quando chegamos lá ele brinca, beija, abraça, examina o Lo com muito carinho.

Se precisar, visite vários pediatras até encontrar um que te passe confiança. O pediatra vai acompanhar o crescimento do seu filho por anos, você precisa simpatizar com o mesmo!

Dormir é bom e todo mundo gosta! O recém nascido dorme bastante, geralmente só acorda para mamar. A mãe pode (e deve) aproveitar para descansar também! Nas primeiras semanas você possivelmente vai receber muitas visitas, não tenha vergonha de dizer que está cansada, que o neném precisa dormir, etc. O importante nesse momento são mamãe e bebê, os outros que se adaptem e respeitem o momento da mãe se recuperar do parto, se adaptar com a nova rotina e precisa de um tempo para interagir com aquele serzinho mágico ue nasceu.

Receba as visitas que trazem muito carinho, mas não esqueça que o momento é seu com o bebê. Não se sinta mal de recusar visitas, de estipular horários pra família ir a sua casa. As pessoas vão entender!

No mais, curta muito o neném, ele cresce muito rápido e cada etapa é uma delícia! Todo dia é uma nova descoberta, um novo movimento, uma nova gracinha para você curtir! Confie nos seus instintos maternos, quem acompanha o cotidiano do neném é você, então você que vai ir conhecendo as reações e necessidades dele!

No demais, parabéns mamãe! Está começando a melhor fase da sua vida!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s